Kalbajar
A região de Kalbajar faz fronteira com a República da Armênia no oeste, Dashkasan, Khanlar (Goy-Gol), Goranboy no norte, Tártaro no nordeste, Aghdam, Khojaly no leste e Lachin no sul. Existe um assentamento de tipo urbano (Istisu) e 145 aldeias no distrito com uma área de 3054 km. Cerca de 20 aldeias da região de Agdara também estão incluídas na divisão administrativa de Kalbajar. O centro da região é a cidade de Kalbajar. Kalbajar recebeu o status de distrito administrativo em 8 de agosto de 1930.
A origem do topônimo "Kalbajar" na antiga língua turca (a forma original de oykonim foi aceita como Kevlicher) significa "castelo no rio". Kevli significa "no rio", cher / car significa "fortaleza". Existem antigas cavernas artificiais alinhadas ao longo do rio Tartarchay na rocha onde o assentamento está localizado. Portanto, os especialistas associam o topônimo aos componentes de kevil / kavl e ravina (rocha, ravina) nas antigas línguas turcas.
A superfície da região é montanhosa (Murovdagh, Shahdag, East Sevan (Goycha), Vardenis, Mikhtoken, parte da cordilheira de Karabakh e do planalto de Karabakh). Os picos mais altos são Mount Camish (3724) e Dalidag (3616). Sedimentos Jurássico, Cretáceo, Paleógeno, Neógeno e Antropogênico, rochas vulcânico-sedimentares e vulcânicas estão espalhados na área. O maior rio é o Tartarchay e seus afluentes (rio Lev, Tutgunchay e outros). A nascente de Bazarchay está no território da região de Kalbajar. Na parte central e norte da região existem florestas de folhas largas, plantas de estepe florestal, prados alpinos e subalpinos nas montanhas altas e parcialmente médias. A área total de florestas é de 32.774 hectares. Cabras-das-rochas, ursos-pardos, javalis, esquilos-das-rochas, águias e outros enriquecem a fauna da região.
A cidade de Kalbajar está localizada a cerca de 450 km a oeste de Baku, ao lado da rodovia Barda-Istisu (Kalbajar), nas margens do rio Tártaro (rio), em penhascos íngremes.
Uma das mil bênçãos da natureza dadas a Kalbajar é a ÁGUA da vida, que nos apresentou ao mundo e curou milhões de pessoas como Lojman.
O território da região de Kalbajar, que é um paraíso do Azerbaijão, pode ser chamado de jardim de flores desde o início. A região de Kalbajar, que possui mais de trinta mil nascentes e é convidada em todas as épocas do ano, a cada primavera, é um museu da natureza. Mais de 4.000 espécies de plantas crescem na região, das quais 200 são plantas medicinais. Existem centenas de fontes minerais em Kalbajar, uma terra de ricas florestas. A fama de Istisu, a cura de mil e uma enfermidades, os caprichos de Murov, que nunca perdeu sua tempestade, as inúmeras flores de Dalidag, cujas encostas são negras a cada ano, são conhecidas pelo mundo. É por isso que V. Avikh, considerado o pai da geologia caucasiana, disse sobre Kalbajar: "Quem não olhou ao longo da garganta da Tartarchay, só pode ficar fascinado com a beleza da Suíça." A bela natureza de Kalbajar, relevo favorável e ricas águas minerais são de grande importância para o desenvolvimento da indústria do turismo. Existem também depósitos de água mineral com efeito balneológico, como Yukhari Istisu, Ashagi Istisu, Keshdek, Garasu, Mozchay, Bagirsag, Gotursu, que deram fama mundial a Kalbajar.
Istisu está localizado em uma série de encostas de montanhas na parte oeste de Kalbajar. Ele está localizado a 300 versts do Lago Goycha. A cidade de Kalbajar, localizada a 460 km de Baku, está a 2225 metros acima do nível do mar. De lá, são 112 km até a estação ferroviária (Agstafa). A ferrovia Yevlakh-Barda fica a 200 km de Istar a Tartar-Aghdara. A distância entre Kalbajar e Istisu é de 25 km ao longo do rio Tártaro. Em 1940, a estrada Istisu-Tartar foi construída em 2 áreas (Kalbajar-Agdara, Kalbajar-Istisu).
Se olharmos para esses lugares através dos olhos da falecida acadêmica Mirali Gashgay, uma conhecedora da natureza do Azerbaijão, e colocarmos em palavras, ficaria assim: “A nascente de água mineral Istisu na região de Kalbajar é um belo presente da natureza . Embora sua composição química e propriedades físicas sejam semelhantes às das mundialmente famosas fontes de Karlovy Vary (Spa Hotel Thermal na República Tcheca), eles são únicos no mundo em muitos outros aspectos. Após examinar as águas minerais de Kalbajar, o químico mais famoso da época, EE Karstensky, elogiou o valor terapêutico de Istisu (ainda maior do que Karlovy Vary) e disse que esta sala de tratamento era uma fonte de fama não só para esta área, Azerbaijão , a URSS, mas o mundo. mostrou isso.
A temperatura da água quente é de até 58,8 graus Celsius. O número total de minerais na composição de 1 litro de água, que chega a 6,7 gramas, indica que lítio, bromo, iodo, arsênio, fósforo, zinco, cobre, níquel, magnésio, ferro, etc. rico em produtos químicos. Uma dessas nascentes possui um chafariz de até 8 metros de altura.
Os dados oficiais mostram que 3 bilhões 963 milhões. litros de água. As fontes minerais de Istisu foram formadas como resultado do inchaço e rachaduras da terra durante um forte terremoto em 1138. A água mineral da fonte Istisu é hipertérmica, dióxido de carbono, hidrocarbonato-cloreto-sulfato-sódio. As fontes minerais de Istisu consistem em 12 fontes ativas. As águas minerais de Istisu localizadas no território da região de Kalbajar são especialmente diferenciadas por seu gás favorável e composição química, alta temperatura e grandes recursos naturais. Suas águas podem curar doenças humanas externas e internas. Um grande resort e uma estação de enchimento de água mineral foram construídos na nascente Istisu na década de 1980. A usina produzia 800.000 litros de água por dia.
Os sanatórios de Istisu nº 1 e 2 de importância para toda a União na ex-URSS operavam no assentamento de Istisu (Kalbajar) da região. Todos os anos, 50.000 pessoas são tratadas e repousadas lá. A água mineral de Istisu é um dos recursos naturais mais lucrativos para o orçamento do distrito. Muito dinheiro é gasto na extração de petróleo do Azerbaijão. Até a ajuda de empresas estrangeiras é usada.
O fluxo anual de Istisu, uma nascente natural, é de 600 milhões de litros. No entanto, apenas 10% dessa água foi usada. A República Tcheca atrai turistas de diversos países em busca de uma cura para o Istisu, que é superior ao rio Karlovy Vary devido ao seu valor medicinal.
O complexo Khudavang ou Dadavang, localizado na margem esquerda do rio Tártaro, na aldeia Vang da região de Kalbajar, é um dos maiores e mais belos monumentos da arquitetura cristã no Azerbaijão.
Existem muitas inscrições de construção e inscrições deixadas no complexo do mosteiro Khudavang. Vários nomes mencionados lá: Arzu Khatun, Tursun, Seyti, Hasan, Avag, Shams, Altun, Agbukh, Garagoz e outros. Este é um dos indicadores exatos da etnia daqueles que ergueram o monumento - o turquismo.
A região de Kalbajar foi libertada da ocupação armênia em 25 de novembro de 2020. Karabakh é o Azerbaijão!
Fonte: Dados do Comitê Estadual de Estatística
Comentários
Postar um comentário